6
Photobucket
Olhe atentamente a imagem e diga em qual sentido a bailarina esta rodando, ou seja, ela esta rodando no sentido horário ou anti-horário?


Alguns responderão que ela esta girando em sentido horário e outros que ela gira em sentido anti-horário.

Uma dica para enxergá-la girando para o outro sentido é tampar a bailarina e prestar atenção somente na sombra dela. Tente fazer com que a sombra mude a direção do giro, após conseguir isso, destampe a imagem.

Essa ilusão foi criada pelo web designer Nobuyuki Kayahara e uma das explicações para esse efeito de ambiguidade no movimento é comentado na citação abaixo:

"Se o pé que toca o chão é percebido como o pé esquerdo, a dançarina parece estar girando no sentido horário (se visto de cima) e, se ele é considerado o pé direito, então ela parece girar no sentido anti-horário."






O segredo para se conseguir ver a bailarina rodar, sem dificuldade, para ambos os sentidos, basta a inclusão dos dados visuais que faltam na imagem, para que assim se possa determinar, sem qualquer sombra de dúvida, a profundidade na representação do seu corpo e eliminar a ambiguidade que produz o efeito da ilusão de ótica.

No vídeo abaixo é possível comprovar isso:




Um “mito” que os e-mails divulgam é que a direção que você vê a bailarina tem a ver com o lado do cérebro que você usa mais: o hemisfério esquerdo ou direito. Se for o esquerdo, você é uma pessoa mais lógica, que gosta mais de matemática e ciência, conhecimento, é baseado na realidade, estratégico, prático e seguro. Já se você usa mais o direito, você é mais sentimental, imaginativo, gosta mais de símbolos e imagens, é crente, baseado em fantasia, impetuoso e assume riscos.

Porém, isso tudo é muito “nebuloso”. Ou seja, não é comprovado cientificamente. Primeiro, realmente algumas aéreas do cérebro são associadas com certas características de personalidade, e existem estudos que tentam relacionar nossas atitudes com aéreas mais ativas do nosso cérebro, mas isso não é “preto no branco”,ou seja, não é porque você vê uma imagem girando à direita que usa mais o lado direito do cérebro e é tudo aquilo descrito ali em cima.

E você, para qual lado viu a bailarina girar???



Postar um comentário Blogger

  1. AAAAAH AMEI, SEMPRE VIA ESSA BAILARINA E NÃO SABIA COMO ELA MUDAVA DE LADO

    ResponderExcluir
  2. Eu consigo ver os 2 lado mais vejo principalmente girar para a esquerda mais meus amigos as vê com o lado direito, mais posso muda-la de lado ao piscar meus olhos.

    ResponderExcluir
  3. Morro de rir quando em alguns cursos de capacitação o palestrante usam essa bailarina como exemplo para determinar as habilidades cerebrais dos partivcipantes. Santa ignorância.!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber qual lado ela está girando

    ResponderExcluir
  5. Eu vejo.. tanto no sentido horário... Qnto ant horário e si me concentro vejo ela apenas trocando de um lá Só ao outro sem girar

    ResponderExcluir

 
Top