0
10 - Melhorias Evolutivos

O Mito: Evolução faz algo "inferior"  se transformar em algo "superior"

Embora seja fato que a seleção natural elimina genes não saudáveis ​​do conjunto de genes, existem muitos casos em que um organismo imperfeito sobreviveu. Alguns exemplos disso são os fungos, tubarões, lagostas, e musgos - estes permaneceram essencialmente sem modificações ao longo de um grande período de tempo. Estes organismos são todos suficientemente adaptados ao seu ambiente para sobreviver sem necessidade de melhorias. Outros táxons mudaram muito, mas não necessariamente para melhor. Algumas criaturas tiveram seus ambientes alterados e suas adaptações podem não ser tão bem adaptado à sua nova situação. Sua aptidão está ligada ao seu ambiente, não ao progresso.



9 - Os seres humanos explodem no espaço 

O Mito: Quando expostos ao vácuo do espaço, o corpo humano explode

Este mito é o resultado de filmes de ficção científica que usam-no para adicionar emoção ou drama a trama. Na verdade, um ser humano pode sobreviver por 15 - 30 segundos no espaço exterior, desde que expire antes da exposição (isso impede que os pulmões de explodir e enviar ar para a corrente sanguínea). Depois de 15 segundos ou mais, a falta de oxigênio provoca inconsciência que eventualmente leva à morte por asfixia.


8 - A estrela mais brilhante

O Mito: Polaris é a estrela mais brilhante no céu do hemisfério norte a noite

Sirius é realmente a estrela mais brilhante do ceu noturno, com uma magnitude de 1,47, em comparação com Polaris 1,97 (quanto menor o número, mais brilhante a estrela). A importância da Polaris é que a sua posição no céu marca o Norte e por essa razão, é também chamada de "North Star"- leia: "Estrela do Norte".  Polaris é a estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor e curiosamente é apenas a atual "Estrela do Norte", pois o pólo estrelar muda ao longo do tempo, uma vez que elas apresentam uma deriva lenta e contínua em relação ao eixo da Terra.


7 - Regra dos cinco segundos

O Mito: Alimentos que caem no chão são seguros para comer se você pegá-los dentro de cinco segundos

Isso é conversa fiada total que deveria ser óbvio para a maioria dos leitores.Se há germes no chão e os alimentos caem sobre eles, logo eles vão imediatamente para a ela. Porem, comer germes e sujeira nem sempre é uma coisa ruim, uma vez que nos ajuda a desenvolver um sistema imunológico forte. Eu prefiro ter uma regra de "quão-saboroso-ele-é": se é algo realmente gostoso, ele pode ficar lá por dez minutos que eu não importo - Eu ainda vou comê-lo.



6 - Lado escuro da Lua

O Mito: Há um lado escuro da lua

Na verdade - cada parte da lua é iluminada em algum momento pelo sol. Este equívoco surgiu porque há um lado da Lua que nunca é visível olhando partir da Terra.  O motivo pelo qual não podemos ver seu outro lado se dá pelo simples fato de que a sua rotação é igual ao seu período orbital, ou seja, ao mesmo tempo em que a Lua gira ao seu redor (rotação), é igual o tempo que ela demora para girar ao redor da Terra (translação), então em sincronia (rotação e translação) nos permite observar só um lado. Apesar de não vermos seu outro lado, muitos falam que este lado é o "lado escuro", mais esse lado "escuro" também é iluminado pelo Sol, tanto quanto o lado que vemos, um exemplo é na Lua Nova. Quando é Lua nova, o lado oculto está sendo iluminado pelo Sol, por isso não se vê a Lua a noite, mais durante o dia nessa fase podemos ver, pois a mesma nasce por volta das 6 da manhã e se põe por volta das 6 da tarde. [Fonte]


5 - Células do cérebro

O Mito: As células do cérebro não podem se regenerar - se você matar uma célula do cérebro, ela nunca será substituída

A razão para este mito ser tão comum é que ele foi acreditado e ensinado pela comunidade científica por um  longo tempo. Mas, em 1998, os cientistas da Sweden e do Salk Institute , em La Jolla, Califórnia descobriram que as células do cérebro em humanos maduros podem se regenerar. Acreditava-se que cérebros complexos seriam severamente perturbada por crescimento de novas células, mas o estudo constatou que o centro de memória e aprendizado do cérebro pode criar novas células sem causar danos- dando esperança para uma eventual cura para doenças como o mal de Alzheimer.


4 - Dinheiro do Céu

O Mito: Uma moeda que cai de um prédio muito alto pode matar um pedestre

Este mito é tão comum que tornou-se mesmo um pouco de clichê em filmes. A ideia é que se você deixar cair um centavo a partir do topo de um edifício alto (como o Empire State Building) - ele vai pegar velocidade suficiente para matar uma pessoa, se ele cair sobre ela enquanto ela esta no chão. Mas o fato é que a aerodinâmica de um centavo não é suficiente para torná-lo perigoso. O que aconteceria na realidade, é que a pessoa atingida sentiria uma forte picada - mas ela certamente sobreviveria ao impacto.


3 - Calor de fricção

O Mito: Meteoros são aquecidos pela fricção quando entram na atmosfera

Quando um meteoróide entra na atmosfera da Terra (se tornando um meteoro), na verdade é a velocidade que comprime o ar na frente do objeto que faz com que ele aqueça. É a pressão sobre o ar que gera um calor intenso o suficiente para fazer a rocha se torne tão quente e brilhantemente. Devemos também acabar com o mito de que o meteoro é quente quando atinge a terra - tornando-se meteoritos. Meteoritos são quase sempre frio quando batem no solo - e na verdade, eles são frequentemente encontrados cobertos de geada - isso é porque eles são tão frios devido a sua jornada através do espaço que o calor de entrada não é suficiente para fazer mais do que queimar suas camadas exteriores.


2 - Raios 

O Mito: Raios nunca atingem o mesmo lugar duas vezes

Raios podem atingir o mesmo lugar mais de uma vez - na verdade, isso acontece com frequência. Ele, obviamente, favorece certas áreas, tais como árvores ou prédios altos. Em um campo grande, o objeto mais alto é mias susceptível a ser atingido várias vezes. O Empire State Building é atingido cerca de 25 vezes por ano.


1 - Gravidade no espaço

O Mito: Não há gravidade na Estação Espacial Internacional -leia na orbita da terrestre

Ok, mas então por que os astronautas flutuam? Eles flutuam por se encontrarem em um estado chamado de imponderabilidade. Na imponderabilidade, não se pode discernir entre estar em gravidade zero ou em queda livre. Como já demonstramos que a gravidade zero não existe, só sobra uma alternativa: os astronautas estão em queda livre.
Astronauts_in_weightlessness
Queda livre, na física, é o movimento resultante unicamente da aceleração da gravidade. Paraquedistas, por exemplo, estão em queda livre até que abram seus paraquedas e iniciem sua desaceleração. Ok, última situação problema antes de esse post acabar: se os astronautas estão em queda livre, como é que eles não caem?

Os astronautas estão em queda livre, a diferença é que à medida que eles caem, a velocidade tangencial (velocidade de órbita de aproximadamente 28.800 km/h) faz com que eles nunca encontrem o chão!

Nessa imagem, podemos perceber que a bola está sendo atraída para a Terra, mas possui uma velocidade menor do que a tangencial. Consequentemente, ela irá cair de volta à Terra.



Já nessa outra imagem, a bola atingiu a velocidade tangencial necessária para entrar em órbita. Note que conforme ela cai, a sua velocidade impede que ela encontre o chão. [Fonte]


Fonte principal:  Listverse

Postar um comentário Blogger

 
Top